Chopp
O chopp (do alemão Schoppen, "copo de meio litro", pelo francês chope) é como se denomina, no Brasil, a cerveja com ou sem pasteurização, servida a partir de barris sob pressão, que em Portugal recebe o nome de fino ou imperial.
Colarinho
O chamado "colarinho" ou "gravata" é uma camada de espuma que é considerada um importante componente da bebida, devendo, segundo especialistas, ter de um a três dedos de acordo com o estilo da chopp, de maneira que ela sirva como barreira para reter alguns compostos que lhe dão identidade, tais como óleos do lúpulo, todos os tipos de subprodutos gerados na fermentação pela levedura, como o álcool, e ésteres frutados, especiarias ou outras adições. Entre as outras propriedades, acredita-se, também, que ajuda a evitar que a cerveja esquente rapidamente.
No Brasil
No Brasil geralmente é servido bem gelado, assim como a cerveja. O chopp chegou ao Brasil com a Família Real Portuguesa, em 1808. À época, era uma bebida restrita à Corte. Com o surgimento de bares e botequins, o consumo da bebida popularizou-se.
A primeira notícia sobre a comercialização de chopp no país é um anúncio publicado no Jornal do Commercio, no Rio de Janeiro, em 27 de outubro de 1836, da Cerveja Brazileira, melhor conhecida pelo apelido de Cerveja Barbante, uma vez que o seu rudimentar processo de fabricação gerava grande quantidade de gás carbônico na bebida. O barbante servia, dessa forma, para impedir que a rolha da garrafa saltasse.
Em 1888 o suíço Joseph Villiger fundou a Manufactura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia, lançando comercialmente a marca Brahma, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. As antigas instalações da empresa hoje são parte do complexo onde está instalado o Shopping Total, na mesma cidade.
Tá esperando o que para se deliciar com essa bebida saborosa e refrescante?
Ligue para nós e agende o seu!
3216-6369




Nenhum comentário:
Postar um comentário